A cerimônia de lançamento do livro "Tratado de Medicina Veterinária Legal" encerrou as atividades do segundo dia do Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias, realizado de 24 a 27 de julho e antecedeu o II Congresso Internacional de Medicina Veterinária Legal. Editada pela Medvep e organizada pelos médicos veterinários Raimundo Alberto Tostes, Sérvio Túlio Jacinto Reis e Valdecir Vargas Castilho, a obra apresenta os avanços da medicina veterinária legal como especialidade e tem atraído crescente número de profissionais e estudantes.
O livro, prefaciado pelo médico veterinário Felipe Wouk e pelo advogado Marlon Jacinto Reis, abrange os múltiplos aspectos da medicina veterinária legal praticados no Brasil hoje e dá-lhes um perfil de detalhamento que, certamente, se configura como uma referência no âmbito acadêmico e profissional. Hoje, a especialidade se beneficia da evolução da medicina veterinária, o que progressivamente tem possibilitado novas abordagens periciais, adoção de protocolos de análise e a evolução da legislação acerca da natureza jurídica dos animais.
O "Tratado de Medicina Veterinária Legal" não possui equivalente na literatura nacional, e traz informações úteis a estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam na aplicação dos conhecimentos da medicina veterinária nas áreas penal, cível, securitária, ética, mediações, consultorias e auditorias e todos aqueles que tenham interesse científico pela área.
A cerimônia contou com a presença dos autores e dos prefaciadores, além do professor Amadeu Bona Filho, representando as instituições de ensino superior que oferecem o curso de medicina veterinária; e Elza Ciffoni Arns, do SINDIVET-PR (Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná). Prestigiaram também o lançamento do livro representantes da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL), Polícia Federal, CRMV-SP, Prefeitura Municipal de Pinhais, PUC-PR, Sociedade Paulista de Medicina Veterinária.
Depoimentos:
Raimundo Alberto Tostes, ao lembrar que o livro contou com uma equipe de mais de 20 estudiosos, pesquisadores e cientistas, destacou que a obra lança uma luz sobre a questão do direito do animal; e também é uma bela provocação que deverá pautar uma reconciliação com a natureza animal".
Sérvio Túlio Reis colocou que está realizando um sonho de estar ao lado de seus ídolos. "Assinar um livro tão importante para a medicina veterinária forense é um orgulho e uma honra. Além disso, a obra é única e inédita e neste sentido será referência na área".
Valdecir Vargas Castilho começou seu depoimento parabenizando Dilso Bloot, diretor da Medvep pelo arrojo e visão ao abraçar a publicação do Tratado. Citou exemplos nos quais a resolução dos problemas não seria possível sem a prática da medicina veterinária legal e assegurou que o livro se tornará fonte inesgotável de pesquisas a várias áreas de conhecimentos correlatos. Elogiou a envergadura científica do livro, afirmando que será "uma obra de cabeceira do médico veterinário".
Ao final da cerimônia, o SINDIVET-PR agraciou os autores do Tratado de Medicina Veterinária Legal com o Troféu Destaque Profissional 2017, pela relevância do seu trabalho para o desenvolvimento dessa importante área da medicina veterinária.