A Constituição Cidadã impõe aos brasileiros nativos, naturalizados, aos estrangeiros que estejam aqui à turismo, à trabalho, ao estudo, à pesquisa, entre outras atividades, não importam, são todos responsáveis pela a proteção deste ambiente ecologicamente equilibrado, quer para os presentes, quer para as futuras gerações.
Se pudéssemos trazer a discussão para hoje, se pode entender a preocupação dos Gestores, mais contratações, problemas sempre enfrentados, porque implicaria em mais custos para as Universidades. Por outro lado, se optasse por aumentar carga horária às disciplinas já existentes, sobrecarregariam os Professores já bastante atarefados.
Bem, acredito que estas discussões procedem até nos dias de hoje. Porém, o que se percebe é a expressiva preocupação das Universidades sobre o assunto, o que e muito salutar. Muita delas se reinventaram de forma a estabelecerem nas suas grades a disciplina como optativas, palestras, entre outras atividades.
Enfim, a ideia deste artigo e tão somente refletirmos sobre o assunto, se realmente pretendemos proteger o ambiente para os presentes e futuras gerações precisam estimular os estudantes, mediante a educação em todos os níveis. Já avançamos e muito, mais precisamos de mais e só dependera de cada um de nós Professores, Pesquisadores, Profissionais Liberais, Peritos, Organismos Governamentais e não Governamentais, entre outros Profissionais.
Dra. Noeme Sousa Rocha
"Médica Veterinária graduada pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestre e Doutora em Patologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". É Professora Associada da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho",e responsável pelo Ambulatório de Corpo de Delito de Medicina Legal Veterinária na Unesp (Botucatu).Atua principalmente em Anatomia Patológica Animal,nos seguintes temas: citopatologia, patologia, neoplasia e histopatologia. Sócia integrante da International Academy of Pathology, a Dra Noeme é da Comissão de Ensino da ABMVL , sendo a presidente da referida Comissão ."
=> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PDF