A LATAM Airlines (Facebook) emitiu um comunicado recentemente afirmando que não transportará mais nenhum animal cujo destino seja laboratórios de pesquisa ou qualquer outro tipo de estudo científico.
“Devido o compromisso da LATAM Cargo com o meio ambiente e as espécies que fazem parte dele, a equipe de Operações de Cargas não deverá aceitar e nem transportar nenhum tipo de Animal Vivo cuja a finalidade de transporte seja para pesquisa e experimentos em laboratório ou qualquer outro tipo de estudo científico.” – diz o comunicado.
A empresa é resultado da fusão entre a brasileira TAM e a chilena LAN, que aconteceu em 2012. Embora a fusão comercial já tenha 4 anos, a marca LATAM começou a ser usada há apenas algumas semanas. A identificação de todas as aeronaves e uniformes dos funcionários demorará ainda cerca de 3 anos.
A LATAM é a maior empresa aérea da América Latina e de todo o hemisfério sul, figurando também entre as principais companhias em atividade em todo o mundo. A empresa tem mais de 300 aeronaves e transporta mais de 60 milhões de passageiros por ano.
O impacto da decisão da LATAM na indústria dos testes em animais foi grande. As principais entidades brasileiras que defendem a vivissecção enviaram cartas para a empresa e estão acionando ministros e até a Presidência da República para tentar reverter a decisão.
Além do comunicado emitido, a LATAM deixou pública sua postura sobre o assunto na última linha de suas diretrizes sobre o transporte de animais vivos (confira aqui).
Outras companhias aéreas continuam transportando os animais para os laboratórios, mas por ser a maior do ramo na América Latina, a LATAM deu um belo empurrão para que a ciência desenvolva outras formas de testar drogas e tratamentos.
FONTE: vista-se.com.br