Loading...


abmvl.vet@gmail.com


portugues espanhol ingles

Eco101 quer construir 8 passagens para animais no Norte do ES
17/08/2016

A empresa Eco101 propôs a construção de oito passagens aéreas para evitar acidentes com animais na BR-101, na altura da Reserva Biológica de Sooretama (Rebio), no Norte do Espírito Santo. A medida foi discutida em audiência da CPI dos Maus-tratos realizada na quinta-feira (11).

 

A audiência foi realizada na Assembleia Legislativa de Linhares, também no Norte do estado. De acordo com a CPI, são mortos a cada ano cerca de 20 mil animais no trecho da BR-101 que corta a Reserva Biológica (Rebio).

 

A Eco101, atual concessionária da rodovia, informou que aguarda confirmação da Rebio para pedir licenciamento ao Ibama e começar a construir as passagens. Após a confirmação, a previsão é de que elas sejam entregues em 120 dias.  

Procurado pelo G1, o coordenador de sustentabilidade da Eco101, Caio César Vicentini de Barros, explicou que as passagens aéreas serão construídas para animais como macacos e bichos-preguiça.

 

O coordenador de sustentabilidade informou, ainda, que já existem nove passagens subterrâneas, construídas antes de a concessionária assumir a BR-101, que também podem ser utilizadas como faunodutos, para a passagem de animais.

 

Barros esclarece que será necessário fazer um cercamento para que os animais sejam direcionados aos locais, o que só pode ser feito com o licenciamento do Ibama, já que demanda o corte de árvores.

 

A construção de cinco faunodutos também foi proposta pelo Eco101, mas a Rebio não aceitou devido à degradação que seria causada.

 

“Desde maio de 2015, depois de haver negociação, foi decidido pela Rebio, em virtude do corte de árvores, que fossem mantidas passagens as existentes e que o cercamento para direcionar os animais fosse mais curto, de 10 a 15 metros de cada lado da passagem”, explicou o coordenador de sustentabilidade.

 

Os pontos para a construção das passagens aéreas já foram definidos a partir de dados de um estudo ambiental realizado no local e aguardam aprovação, segundo o representante da Eco101. São estes:

 

- km 102 + 400 m;
- km 102 + 800 m;
- km 103 + 500 m;
- km 104;
- km 104 + 500 m;
- km 105 + 700 m (dois);
- km 106 + 400 m.

 

De acordo com o coordenador de sustentabilidade, essa é uma medida emergencial e outras medidas efetivas serão discutidas durante a duplicação da BR-101.

 

Mortes
Dados fornecidos por ONG’s à CPI indicam que dois animais são mortos por dia a cada quilômetro, totalizando cerca de 20 mil animais mortos por ano na rodovia. São anfíbios, morcegos, aves, répteis, e também pequenos e grandes mamíferos.

 

CPI
A presidente da CPI dos Maus-tratos, deputada Janete de Sá, destacou a importância de conhecer as dificuldades para a realização de ações de prevenção dos animais.

“Não consideramos justo nem que os animais sejam vítimas de constantes atropelamentos, tampouco que os condutores que pagam por um serviço sejam surpreendidos correndo o risco de sofrer um acidente até mesmo fatal”, declarou.

Os deputados decidiram solicitar ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que encaminhe à CPI um planejamento ambiental que possa auxiliar a concessionária Eco101 na resolução do problema.

Ao final dos trabalhos, a CPI vai encaminhar o relatório para os Ministérios Público Estadual e Federal e para a CPI dos Maus-tratos que está em funcionamento na Câmara dos Deputados.

 

FONTE: g1.globo.com